Fredy lidera a lista de assistências do CAN`2023
Com três assistências, o angolano Fredy Ribeiro lidera esse iten no Campeonato Africano (CAN`2023), cuja final disputa-se domingo (20h) entre a anfitriã Côte d’Ivoire e a Nigéria, no estádio Olympique Alassane Ouattara, em Abidjan.
Num leque de sete concorrentes, todos com as selecções eliminadas, o angolano partilha o mesmo número de assistências que o 2º e 3º colocados, designadamente, Georges-Kévin N’Koudou (Camarões) e José Machin (Guiné Equatorial).
Estes três atletas podem, entretanto, serem ultrapassados por integrantes da África do Sul-RDC (jogam sábado para o terceiro lugar) e da Côte d’ Ivoire-Nigéria (jogam a final do domingo).
Nas estatísticas, Angola surge igualmente no segundo lugar da lista de marcadores da competição, com quatro golos de Gelson Dala, apesar da recente eliminação da Selecção Nacional pela Nigéria, por 0-1, nos quartos-de-final.
Com este registo, o avançado do Al-wakra fica a um golo do líder da lista, o equato-guineense, Emilio Nsue, que marcou cinco.
O nigeriano Ademola Lookman, terceiro com 3 golos, é o único que continua em prova, devendo disputar à final frente aos anfitriões.
Em 2008, na edição decorrida no Ghana, o atacante Manucho Gonçalves também foi o segundo melhor marcador, com 4 golos, depois de Samuel Eto`o, com cinco, coincidentemente os mesmos números que na presente prova.
Angola consta, também, na lista das advertências, na qual o defesa Núrio Fortuna foi advertido com a cartolina amarela em duas ocasiões, enquanto o guarda-redes Neblu com o cartão vermelho directo, na sequência de uma defesa, com as mãos, fora da grade área.
No CAN`2023, que por orientação da CAF está a ser disputado este ano, Angola produziu os seguintes resultados em cinco jogos: venceu Mauritânia (3-2), o Burkina Faso (2-0), a Namíbia (3-0), empatou com Argélia (1-1) e perdeu ante a Nigéria (0-1).