Mulheres enaltecidas por promoverem desenvolvimento humano
A 4ª edição do Gordon’s Pink Day homenageou 10 mulheres angolanas que se destacam nas áreas ambiental, educativa, saúde, empreendedorismo, apoio à população LGBTQ e às crianças.
Durante o evento foram homenageadas activistas de diversos sectores. Na área social, a iniciativa celebrou o trabalho de Luísa Mayala, líder LGBTQ e responsável pelo Movimento Lesbianidade Consciente; e de Tunísia Sebastião, consultora nas Nações Unidas que apoia e capacita mulheres e crianças órfãs através da sua Fundação Muhato.
Na área da saúde destacou-se Ana Cangombe, fundadora da Associação de Pessoas Portadoras de Vitiligo; Servelina Neto Senalto, secretária-geral da Kimbo Liombembwa, instituição que apoia o tratamento de crianças com malformações congénitas no estrangeiro; e Juliana António, co-fundadora da associação Mwana Pwo, promotora e defensora dos direitos de saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e mulheres.
No campo do meio ambiente, o Gordon’s Pink Day realça o trabalho de Rebela Botes, activista ambiental e co-fundadora da Associação Nação Verde; e de Fernanda Samuel, iniciadora da organização de protecção e restauração dos mangais Otchiva.
Os projectos educativos de Alda Manuel, engenheira de energias renováveis e fundadora da plataforma de conteúdos académicos Tchossi Academic: e de Silke António, activista e fundadora da associação Livros São Portas, também mereceram destaque como exemplos da intervenção positiva liderada por mulheres em prol do futuro de Angola.
Na ocasião, o Gordon’s Pink Day enalteceu o espírito empreendedor das mulheres angolanas que criam oportunidades de riqueza ante a adversidade ao homenagear Maria Zita Viegas, coordenadora de projectos da Federação de Mulheres Empreendedoras de Angola.
Para o Country Manager da Diageo Angola, Rui Garcia, o Gordon’s Pink Day alinha-se com às metas de responsabilidade social da Diageo, contribuído para o compromisso dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
“É com enorme orgulho que vemos sair reforçadas questões ambientais, igualdade de género e educação, nos projectos apresentados pelas homenageadas desta edição”, disse.
Por sua vez, a Administradora de Marketing da Refriango, Tânia Jardim, afirmou que as homenageadas representam um movimento progressista forte e com resultados positivos e relevantes nas respectivas áreas de actuação.
“Dar visibilidade a estas iniciativas e o esforço pessoal destas angolanas extraordinárias é importante, não só para despertar o interesse da sociedade e de possíveis parceiros por estas questões e projectos, que mudam vidas e materializam sonhos, mas também por uma questão de representatividade”, sustentou.
Acrescentou que a Refriango quer reafirmar que vai continuar a promover as construtoras de futuro a chegar cada vez mais longe. Por uma Angola desenvolvida, inclusiva e empoderada.