Governo quer expandir a agricultura familiar em Angola
O governo angolano acaba de aprovar o programa 2023-2026 para acelerar a agricultura familiar e reforçar a segurança alimentar.
Este programa, avaliado em mais de 85 mil milhões de kwanzas, visa aumentar a produção e a produtividade agrícola e a produção de bens florestais num ambiente familiar e orientado para o mercado.
Pretende ainda aumentar os níveis de formação técnica e expandir o financiamento do subsector da agricultura familiar, de forma descentralizada, simples e desburocratizada.
De acordo com Felisbela Francisco, Presidente do Conselho de Administração do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), o programa destina-se à agricultura familiar, incluindo agricultores individuais, cooperativas, associações agrícolas e micro e pequenas empresas.
Felisbela Francisco explicou, à Agência France Press, que a agricultura familiar desempenha um papel fundamental na promoção da diversificação da produção agrícola nacional e no reforço da segurança alimentar, uma vez que é responsável por mais de 82% dos géneros alimentícios que compõem o cabaz familiar.
De acordo com a responsável, este programa dará um grande destaque igualmente às componente da mecanização da agricultura familiar e a capacitação técnica dos agricultores.