Viaturas de resgate e salvamento dos bombeiros montadas em Angola
Angola vai começar a montar viaturas adaptadas para o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), na vertente de resgate e salvamento de pessoas em situação de risco de morte.
O director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da instituição, superintendente Félix Domingos, avançou, ontem, a informação ao Jornal de Angola, durante a apresentação de uma viatura, que era simples e foi adaptada para serviço de resgate e salvamento pelos técnicos da Direcção de Manutenção do SPCB.
Félix Domingos disse que durante 25 dias, os técnicos receberam a viatura e a transformaram num carro modelo, especializado e adaptado aos destacamentos de prevenção da sinistralidade rodoviária, para acudir situações de socorro a vítimas de acidentes nas estradas e não só.
A transformação, disse, poderá dar resposta à carência de meios rolantes com que o órgão se debate e minimizar os custos, em termos de importação de veículos especializados de resgate para o salvamento.
Ressaltou que a adaptação da viatura, pela Direcção de Manutenção Técnica do SPCB, tem uma grande valência para os serviços, por dar resposta a algumas preocupações dos cidadãos relacionadas com desastres nas estradas.
Félix Domingos explicou que a adaptação da viatura à realidade angolana visa facilitar o serviço dos técnicos de resgate e salvamento, por se encaixar melhor nas operações nesta especialidade.
A linha de montagem de carros de bombeiros pode ser aproveitada, igualmente, por países vizinhos da região Austral, disse o porta-voz.
O veículo tem caixa de ferramentas, cones, machado e machadinho, pá, alicate e outros meios.Viatu