Palancas fazem história em Yamoussoukro
Angola, apesar de já estar apurada para os oitavos de final do CAN, não facilitou e venceu ontem, dia terça-feira, dia 23, em Yamoussoukro, a sua congénere do Burquina Faso por 2-0, qualificando-se, pela primeira vez na sua história, em primeiro lugar no Grupo D, resultado duas vitórias e um empate.
O principal trunfo da seleção lusófona para garantir a vitória foi uma boa organização defensiva e eficácia no ataque, que lhe permitiu abrir o marcador aos 36 minutos, por Mabululu, de cabeça, após assistência de Fredy. E assim se chegou ao descanso.
No segundo tempo, o Burquina Faso tentou como pôde balançar as redes angolanas, contudo, a forte organização defensiva do conjunto de Pedro Gonçalves não permitiu o golo ao adversário. Se dúvidas houvesse sobre quem passaria em primeiro, elas dissiparam-se aos 90+2 minutos. Jérémie Bela rematou forte, o guarda-redes Hervé Koffi defendeu para a frente e, na recarga, apareceu Zini para fazer o 2-0 e fechar o resultado.
O outro jogo do grupo registou uma surpresa, com a vitória da Mauritânia sobre a Argélia, uma das favoritas a passar aos oitavos de final, por 1-0, que se despede assim de forma inglória do CAN2023.
Eis a classificação final do Grupo D:
1 – Angola 7 pts
2 – Burquina Faso 4 pts
3 – Mauritânia 3 pts
4 – Argélia 2 pts