“O que me fez ser o homem do café foi o café de Angola” – Rui Nabeiro
O empresário português Rui Nabeiro, fundador da Delta Cafés, morreu hoie, em Lisboa, aos 91 anos. Em 2019, em entrevista à Lusa, o empresário, que em 1998, a pedido do Governo angolano, fundou a Angonabeiro, contou como começou o seu negócio, e o papel incontonável que Angola teve.
“Comecei a vida com Angola, porque Angola era o principal fornecedor de café a Portugal. Aliás, naquela altura [Portugal sob o domínio da ditadura de Oliveira Salazar]”, só podia comprar-se a Angola, Timor e pouco mais. Em Cabo Verde havia pouco e São Tomé ainda menos [na altura colónias]. Portanto, o que me fez ser o homem do café foi o café de Angola”, afirmou Rui Nabeiro, para explicar por que já antes da independência tinha negócios no mercado angolano.
Até porque, “era o café que também transportávamos para os espanhóis, porque os espanhóis não tinham café e precisavam de divisas. Isto ainda antes da independência”, explicou numa entrevista concedida a propósito da visita o Presidente da República de Portugal a Angola, que começa a 05 de março.
Por isso, desde muito cedo, o empresário português começou a caminhar para Angola, país onde hoje, com 86 anos, já vai muito menos, deixando essas viagens para filhos e netos que o sucedem na gestão do grupo.
“Para ver como era, porque sempre achei que era um mercado razoavelmente bom, e era. Neste momento é um bocadinho menos, mas vai ter uma grande posição nos cafés, também”, considerou o comendador.
Após o 25 de Abril, o grupo Nabeiro criou uma empresa, a Angonabeiro, com uma unidade industrial de cafés solúveis no Cacuaco, próximo de Luanda, que estava parada.
Criada pelo grupo Nabeiro em 1998, a convite do Governo angolano, numa lógica de revitalização da fileira do café, a Angonabeiro arrancou com a gestão e modernização da fábrica da Liangol, que estava desativada desde 1984. Em 2001, iniciou a operação industrial e, no mesmo ano, foi inaugurada a torrefação do Café Ginga (ex-Liangol).
Actualmente, a Angonabeiro é uma empresa com um vasto portefólio de marcas próprias e representadas nas categorias de café, chá, açúcar, vinhos, azeite, leite, água, bolachas e tostas, conservas, molhos e temperos ou detergentes.