Ministério da Saúde intensifica acções de resposta ao surto de cólera na localidade do Luínha no Cuanza Norte

O Ministério da Saúde em coordenação com o Governo Provincial do Cuanza Norte intensificou, esta terça-feira, dia 19, as acções de resposta ao surto de cólera na localidade do Luínha, na comuna de Canhoca.

Segundo a Rádio Nacional de Angola (RNA), a Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, acompanhada pelo Governador do Cuanza Norte, João Diogo Gaspar, e por uma equipa multissectorial, esteve no terreno para avaliar a situação e reforçar as medidas de assistência à população afectada.

Sílvia Lutucuta enalteceu a rápida resposta coordenada pelas autoridades locais, que consiste na intervenção clínica e a sensibilização da comunidade para a prevenção da doença.

Lembrar que, com objectivo de travar novos casos, foi imposta uma cerca sanitária à localidade e estabelecido um centro de atendimento de emergência.

Até ao momento, grande parte da população já foi imunizada, prevendo-se a conclusão da campanha de vacinação nos próximos dias.
Já o Governador João Diogo Gaspar destacou a chegada de um comboio com água potável, bens essenciais e medicamentos para reforçar a assistência às famílias afectadas.

As acções de resposta conta com o envolvimento de equipas dos Ministérios do Ambiente e da Energia e Águas, que trabalham na melhoria do saneamento básico e na sensibilização da população para a construção de latrinas e adopção de boas práticas de higiene.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...