JES: cortejo fúnebre é amanhã
O programa das exéquias do ex-Presidente José Eduardo dos Santos sofreu alterações. O funeral mantém a data de 28 de Agosto, domingo, mas a primeira data do cortejo foi cancelada. Hoje, às 15 horas, realizar-se-á um velório na residência do antigo Presidente, no Miramar.
A cerimónia fúnebre do ex-chefe de Estado é restrita e tem momentos específicos, sendo esperados chefes de Estado de vários países africanos e do mundo. Entretanto, até agora, a única presença confirmada é do Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que estará acompanhado do ministro dos Negócios Estrangeiros, João Cravinho.
No domingo, a urna com o corpo de José Eduardo dos Santos será depositada no sarcófago construído na Praça da República no Memorial Dr. António Agostinho Neto.
O corpo de Zé-Du, como era mais conhecido, chegou a Luanda depois de no dia 16 de Agosto um tribunal espanhol ter ordenado que fosse entregue à viúva, Ana Paula dos Santos. O ex-Presidente faleceu no dia 8 de Julho, em Barcelona, na clínica onde estava internado depois de ter sofrido um AVC.