ISCED-Huíla projecta melhor articulação do ensino e da investigação com adesão à IA

A adesão, este ano, do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) da Huíla à International Associations of Universities (IAU) vai projectá-lo para uma maior e melhor articulação das componentes ensino, investigação e extensão, afirmou o seu presidente, Helder Pedro Alicerces Bahu.

Em declarações hoje, quinta-feira, à ANGOP, no Lubango, Helder Bahu, considerou que a integração da instituição neste órgão, está entre os maiores ganhos alcançados, pois as universidades têm uma agenda internacional que está relacionada com a extensão e a nível da geopolítica mundial.

O ISCED-Huíla, conforme o gestor, já é membro da Associação de Universidades dos Países de Língua Portuguesa (AULP), mas apenas este ano foi aceite na IAU, após participar na Conferência do Qatar, que teve como tema principal “Ensino Superior com Impacto a Importância da Aprendizagem e do Diálogo Intercultural”.

Para o responsável, esta escola da Huíla é uma instituição com experiência em matéria de investigação e o volume de projectos em curso não deixa margens de dúvidas e, por isso, esta a adesão vai proporcionar uma maior e melhor articulação no ensino, na investigação e na extensão.

Nesta conformidade, afirmou que a internacionalização continua a ser a bandeira da instituição, neste quesito, o ISCED-Huíla assinou recentemente a Carta de Intenção com a Rede de Sustentabilidade das Instituições de Ensino Superior nos Países de Língua Portuguesa.

Explicou ser uma acção que propõem-se reforçar o compromisso institucional alinhado aos princípios e práticas de desenvolvimento sustentável, promoção da ética para a sustentabilidade, actuação na implementação da sustentabilidade, disseminação do conhecimento, cooperação e parcerias, e transferência de tecnologia.

O ISCED-Huíla descende do pólo de licenciaturas da Universidade Agostinho Neto (UAN) no Lubango, criado pelo decreto nº 95/80, do Conselho de Ministros, em 30 de Agosto de 1980, sendo a mais antiga experiência do tipo.

Em 2008, com a designação de ISCED-Lubango, é afectado com a reforma do Ensino Superior promovida pelo governo de Angola. Foi um procedimento que propunha a descentralização dos pólos da UAN, de maneira que pudessem constituir novos institutos de ensino superior autónomos.

Já International Associations of Universities (IAU) Criada pela UNESCO em 1950, é uma organização baseada em membros que servem a comunidade global do ensino superior, através da análise de conhecimentos, tendências, publicações e portais, assim como serviços de consultoria, aprendizagem, eventos e defesa global.

Tem como prioridades estratégicas, a liderança, internacionalização, desenvolvimento sustentável e transformação digital.
Hoje conta com cinco mil estudantes distribuídos em 13 cursos de graduação, com realce para integração da graduação em Educação em Ensino da Infância e em Ensino Primário, cujas aulas são ministradas por 100 professores e os trabalhos administrativos assegurados por 78 técnicos.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...