INEA inicia intervenção em ravinas na EN 140 no Cuando Cubango

Uma brigada do Instituto de Estradas de Angola (INEA) iniciou, nesta segunda-feira, os trabalhos de contenção de ravinas que ameaçam cortar a circulação rodoviária na Estrada Nacional 140, na província do Cuando Cubango, constatou a ANGOP.

Trata-se de uma ravina no troço que liga os municípios de Menongue/Cuangar/Calai/Dirico, que vai progredindo, resultado das fortes chuvas que se abatem nos últimos dias na região.

Nesta altura, os trabalhos estão a consistir na remoção dos solos, contenção das erosões, resultante da progressão da ravina na comuna de Caiundo/Ombala Tchau, a sudeste da província do Cuando Cubango.

O director provincial do INEA, Joaquim Domingos, assegurou haver urgência de intervir nesta localidade, para acomodar o tráfego, por ser a única via que dá acesso aos municípios da orla fronteiriça com a República da Namíbia.

Nesta altura há uma degradação do aqueduto que está a criar erosão de solos, que exige uma intervenção pontual para a sua substituição.

O município do Cuangar tem o controlo de 17 ravinas, Menongue 13 e Dirico 11, todas em progressão e ameaçam destruir infra-estruturas sociais e residências de populares.

Joaquim Domingos disse que há também uma preocupação com a actual situação de quatro ravinas na sede municipal do Cuito Cuanavale, que ameaça milhares de habitantes e equipamentos sociais, bem como a circulação no troço Cuito Cuanavale/Mavinga/Rivungo/Nankova.

O responsável do Instituto de Estradas de Angola (INEA) no Cuando Cubango assegurou que estão a trabalhar na mobilização dos meios técnicos, para intervir e garantir a livre circulação de pessoas e bens, nos nove municípios que compõem a província.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...