Hospital Psiquiátrico vai ter 450 camas para internamento
O Hospital Psiquiátrico de Luanda contará com uma capacidade de internamento de 450 camas, segundo a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
A governante avançou a informação, este sábado (28), no final de uma visita de supervisão e orientação metodológica à referida unidade hospitalar.
“Temos uma capacidade geral de 250 pacientes. Mas, nós estamos com quase 300 pacientes internados, o que significa que algumas enfermarias tiveram que aumentar camas para acomodar os pacientes”, disse a ministra, citada por uma nota do Ministério da Saúde.
Na ocasião, Sílvia Lutucuta reconheceu haver elevada lotação na unidade sanitária e enalteceu o trabalho dos profissionais de saúde no Hospital Psiquiátrico no atendimento aos doentes.
Recorda-se que há dois anos, por consequência das chuvas, a direcção do hospital desactivou algumas áreas para obra de reabilitação.
A ministra disse que estão em reabilitação cerca de sete mil metros quadros, o que corresponde a um edifício antigo que esteve praticamente fechado logo após a independência.
“Estão a ser reabilitadas áreas como enfermarias onde estão os doentes, cozinha, lavandaria, área administrativa, de fisioterapia ocupacional e áreas para desporto, frisou a governante.
A ministra disse estar satisfeita com a evolução das obras e acredita que em seis meses boa parte das preocupações estarão resolvidas com a reabilitação.
Mais 500 médicos de família em formação
O Hospital Psiquiátrico de Luanda é a maior unidade de referência nacional para o tratamento psiquiátrico do terceiro nível.
“Estão a ser formados cerca de 500 médicos de família em todos os municípios, que conta também com uma valência de psiquiatria, que vai ajudar a descentralizar melhor os serviços para as periferias”, revelou a titular do sector da Saúde.