Cuíto celebra hoje 87 anos

A capital da província do Bié, Cuíto, comemora hoje, 31 de Agosto, 87 anos de existência, desde que foi elevada à categoria de cidade, em 1935.

Anteriormente denominada por Silva Porto, o Cuíto é um dos nove municípios que compõe a província do Bié e está situado na região planáltica e central de Angola, a 82 quilómetros a leste do centro geodésico do país (Camacupa).

Reza a história que o distrito do Bié foi fundado em 1922 por Vié, no século XVIII, caçador de elefantes de origem Umbi, que depois de se instalar na região de Belmonte tornou-se o soberano da região. Vié veio a chamar-se mais tarde de vila de Silva Porto, actual cidade do Cuito.

A Vila de Silva Porto, segundo fontes escritas, foi elevada à categoria de cidade, através do diploma legislativo nº 740 de 31 de Agosto de 1935, sob proposta dos habitantes, através do estatuto de vila, por ser a região onde os portugueses deram início às campanhas de penetração, com destino ao leste de Angola.

Fazem parte do município cinco comunas, nomeadamente a sede (Cuíto), Cunje, Trumba, Chicala e Cambandua com uma extensão de 4.814 quilómetros quadrados e uma população estimada em mais de 500 mil habitantes, com destaque para o grupo etnolinguístico ovimbundo, que é a maioria. Há ainda os ovinganguelas, tchokwe e songos.

Administrativamente, a capital da província do Bié faz fronteira a norte com o município do Cunhinga, a leste com o  Catabola, a sudoeste com o Chinguar e a sul com o município do Chitembo.

Depois do fim do conflito armado, em 2002, o Cuíto foi  ganhando a cada ano mais vida e fulgor, em vários domínios, quer na habitação, saúde, educação, energia e água, fruto da implementação de vários programas do Governo angolano.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...