Campus Universitário da Catumbela pronto para receber estudantes
Infra-estrutura reúne condições para atrair e reter estudantes. Instituição com quatro unidades orgânicas – Instituto Superior Politécnico e as faculdades de Economia, Direito e Medicina.
O Campus Universitário da Catumbela, localizado na província de Benguela, vai albergar, no próximo ano lectivo, 3.670 estudantes.
A instituição, que terá quatro unidades orgânicas, nomeadamente o Instituto Superior Politécnico e as faculdades de Economia, Direito e Medicina, foi inaugurada pela ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo.
Contempla ainda áreas verdes, um campo desportivo, passeios, pedonais, lancis, vias de circulação automóvel e estacionamento e uma piscina.
O reitor da Universidade Katyavala Bwila, Albano Ferreira, acrescentou que vão funcionar naquele espaço cerca de 300 trabalhadores, entre docentes, administrativos e auxiliares.
Segundo o responsável, a curto e médio prazo, estas unidades deverão migrar para espaços próprios definitivos, enquanto a instituição albergará essencialmente as engenharias e tecnologias que estão sob responsabilidade do Instituto Politécnico e alinhado com a perspectiva do desenvolvimento do Pólo Industrial da Catumbela.
O Campus Universitário da Catumbela foi construído, pela empreiteira Jonce, numa área total de 248.530 metros quadrados, sendo a área bruta de construção de 3.325 metros quadrados.