Apreendidos embarcações com 30 toneladas de peixe por pesca ilegal
Duas embarcações de arrasto de grande porte, com 30 toneladas de pescado, foram apreendidas nos últimos pelos serviços de fiscalização do sector das pescas na província de Benguela.
Segundo o director do Gabinete Provincial da Agricultura e Pescas, José Gomes, em entrevista à ANGOP, as referidas embarcações foram flagradas a praticar pesca de arrasto numa zona proibida, reservada, sobretudo, à protecção da biomassa para a reprodução das espécies marinhas.
O responsável informou que as 30 toneladas de pescado foram confiscadas e prosseguem os trâmites legais junto do Ministério das Pescas para a respectiva aplicação de multas, “cujos valores são bastantes elevados”, disse.
José Gomes assegurou que, independentemente das insuficiências que existem na área de fiscalização e pela imensidão da costa marítima angolana, o número de homens e meios navais disponíveis têm actuado para combater o contrabando no mar.
Referiu que o país ainda observa o período de três meses da veda do carapau, pois regista-se nos últimos tempos a redução da sua biomassa e tudo está a ser feito para se garantir a sustentabilidade desta espécie.
Segundo José Gomes, o período da veda é de pico porque as espécies vêm na zona de reprodução e quando isso acontece não se pode capturar.
O Gabinete Provincial de Agricultura e Pescas de Benguela controla 25 armadores de pesca industrial e 2.500 pesca artesanal.