UNICEF desafia jovens angolanos a transformar ideias em soluções sustentáveis para as comunidades

A UNICEF lançou em Março do corrente ano, o projecto denominado “Desafio Genial” com o objectivo de identificar e apoiar talentos promissores.

Segundo o site da UNICEF em Angola, o lançamento do projecto “Desafio Genial” despertou a criatividade dos jovens angolanos com idades compreendidas entre os 14 e os 24 anos, desafiando-os a criar soluções inovadoras para problemas do seu dia a dia e contou com a participação de mais de 500 jovens de diferentes províncias do país, cada um trazendo uma perspectiva única e uma paixão evidente pelo empreendedorismo.

Candidatos passaram por várias etapas de selecção.

Após uma rigorosa avaliação, as 50 melhores equipas avançaram para a segunda fase, que consistiu numa série de desafios online, incluindo a elaboração de planos de negócios e vídeos de apresentação.

Na segunda fase foram selecionadas 10 equipas para o bootcamp, um treinamento que decorreu entre os dias 10 a 14 de Junho, onde os jovens tiveram a oportunidade de desenvolver e aperfeiçoar as suas ideias sob a orientação de especialistas do sector.

No final do bootcamp, as 10 equipas apresentaram os seus projectos a um painel de jurados, que avaliou a viabilidade e o impacto de cada ideia. Cinco das equipas destacaram-se e foram seleccionadas para a fase de mentoria, onde terão acesso a mentores especializados para ajudar a desenvolver mais as suas ideias. Para além de munir os jovens de ferramentas técnicas, o “Desafio Genial” equipou-os com a confiança e a visão necessária para moldar o seu futuro.

O treinamento foi um intenso período de cinco dias, repleto de exercícios e projectos práticos, todos projectados para fornecer uma educação abrangente nas áreas de desenvolvimento, empregabilidade e empreendedorismo.

“O nosso objectivo é oferecer cursos profissionais que capacitem pessoas com deficiência auditiva para o autoemprego, promovendo o empreendedorismo. A falta de escolas inclusivas resulta em poucos surdos formados e, desde a nossa inscrição, estava convicto que passaríamos para a fase seguinte” disse Armindo Vieira um dos participantes.

Elizandra Dos Santos responsável pela logística do bootcamp elogiou o comprometimento dos participantes.
“É inspirador ver o nível de dedicação e paixão desses jovens. Eles estão aproveitando cada oportunidade para aprender e crescer.”
Para Jó de Souza, da província da Huíla, a notícia de ter sido escolhido foi emocionante “quando recebi a notícia, fiquei eufórico. Foi um verdadeiro choque de realidade”, adiantou.

“Vivenciamos uma experiência transformadora durante o bootcamp, que nos ajudou a aprimorar as nossas ideias iniciais e a desenvolver novas perspectivas. Acreditamos que tínhamos a solução, mas durante o bootcamp conseguimos redescobrir o verdadeiro problema, e achar uma solução mais sustentável” explicou Jó.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...