Serial killer faz 10 mortos antes de se suicidar

A polícia da Califórnia, EUA, identificou o atirador suspeito de ter assassinado 10 pessoas num estúdio de danças de salão perto de Los Angeles, no último sábado. Trata-se de Huu Can Tran, de 72 anos, que mais tarde foi encontrado morto numa carrinha branca. Pelos ferimentos ter-se-á suicidado, tendo sido declarado morto no local, de acordo o xerife do Condado de LA, Robert Luna, citado pela BBC.

O tiroteio em massa, um dos mais mortíferos da história da Califórnia, teve início por volta das 22:22 horas locais de sábado (06:22 GMT de domingo) no popular Star Ballroom Dance Studio em Monterey Park, cerca de 11 quilómetros a leste do centro de Los Angeles.

O Chefe de Polícia, Scott Wiese, disse que seus homens encontraram uma “carnificina”, e que os primeiros oficiais a chegar ao local eram os mais jovens elementos sob seu comando, tendo terminado o seu treino há apenas alguns meses. “Encontraram uma situação para a qual nenhum deles estava preparado”, referiu. “Havia muitas pessoas feridas e outras mortas.”

Cerca de 30 minutos depois, o pistoleiro entrou noutro estúdio de dança na cidade vizinha de Alhambra. Quando se preparava para fazer o mesmo foi interceptado por duas pessoas que lhe arrancaram a arma – uma pistola de assalto semiautomática – tendo o assassino escapado. A acção mereceu os mais rasgados elogios do xerife Luna que considerou os dois membros da comunidade “heróis”. “Eles salvaram vidas, isto podia ter sido muito pior”, disse o xerife, acrescentando que acreditava que Tran pretendia matar mais pessoas. O agente da autoridade acrescentou ainda que as “10 pessoas que morreram ainda estavam a ser identificadas, mas pareciam ter entre 50 e 60 anos, algumas talvez mais e todos de ascendência asiática.

No domingo, na sequência do massacre, as autoridades vasculharam a pente fino toda a área de Los Angeles em busca do pistoleiro. Pouco antes das 13:00 horas locais – cerca de 12 horas após o tiroteio – uma equipa da polícia encontrou numa carrinha branca num parque de estacionamento em Torrance, a cerca de 48 quilómetros do local da chacina, o suspeito caído sobre o volante já sem vida. O xerife crê que o atirador agiu sozinho, e que não havia outros suspeitos do crime.

Refira-se que 65% da população de Monterey Park é constituída por asiáticos-americano, tornando-se a primeira cidade americana continental a ter uma maioria de residentes com ascendência asiática.
Com a comunidade de luto, as celebrações do Ano Novo Lunar no Parque Monterey foram canceladas. Várias empresas começaram a retirar as lanternas vermelhas e as bandeiras festivas que adornavam as ruas.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...