PIB não petrolífero cresce 3,4% em 2023 – Nunes Júnior
O sector não petrolífero da economia angolana poderá crescer 3,42% em 2023, sendo assim um factor determinante na previsão do crescimento económico global para 2023, segundo o ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior.
De acordo com o governante, que falava na posse dos novos membros do Conselho de Administração da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX),a economia no seu conjunto deverá crescer 3,3%, face aos 2,7% previstos para 2022.
O ministro de Estado destacou à necessidade de consolidar e aprofundar este crescimento “impulsionado pela economia não petrolífera”, na qual o sector privado é o principal actor.
Segundo o ministro, a atenção das autoridades governamentais deve concentrar-se nos sectores não petrolíferos, tais como agricultura e pecuária, pesca, manufactura, mineração, turismo e outros.
Também considerou os programas de incentivo à produção de cereais (Planagrão), pecuária e pesca como projectos que terão “um grande impacto no aumento da produção nacional no país” no próximo ano.
O ministro acrescentou que o OGE2023 prevê recursos para estes três programas, tanto para investimentos públicos como para apoio ao crédito a empresários dedicados ao sector produtivo.