Ondas podem atingir quatro metros

A Capitania do Porto do Namibe alerta os pescadores de embarcações de pequeno porte no sentido de reforçarem as precauções devido às previsões do INAMET, apresentadas terça-feira, que dão conta da possibilidade de ocorrência de ondas com três a quatro metros, durante as próximas 72 horas, na costa marítima do Sul de Angola.

O capitão interino do Porto do Namibe, Camata Chinhama, informou, ontem, que, para evitar naufrágios e outros incidentes, os pescadores de embarcações artesanais foram orientados a não se fazerem ao mar.

“Em função dos dados meterológicos, estamos a alertar para que as embarcações do tipo artesanal não se façam ao mar, durante as calemas. Recebemos informações que dão conta que o INAMET prevê maré muito agitada, com ondas de 3 a 4 metros de altura e uma velocidade de vento de 28 quilómetros por hora”.

Segundo Camata Chinhama, a Capitania do Porto do Namibe vai reforçar a vigilância na costa marítima para se evitar incidentes que podem provar danos humanos e materiais.

“Temos equipas nas parias onde partem os pescadores no sentido de irem fazendo um trabalho de sensibilização para se evitar a ida ao mar e contactar os que já o fizeram para que regressem ou criem condições de segurança, para evitarmos que situações de naufrágios ou de incidentes ocorram”, sublinhou.

O pescador Avelino Ca- puta disse que só se apercebeu do alerta das autoridades na manhã de ontem, através da Rádio Nacional de Angola, quando estavam já de regresso.

Avelino Caputa afirmou que, durante a noite de terça para quarta-feira registaram uma ligeira subida do mar, com ondas de até dois metros de altura, e mesmo assim não pararam de pescar.

“Todos os colegas que foram ao mar, terça-feira, regressaram com normalidade. Estamos a notar que a maré está a começar a subir, por isso vamos cumprir com as orientações das autoridades”, disse.

Naufrágio no Tômbwa

Uma embarcação de pesca artesanal naufragou, ontem, com 15 marinheiros a bordo, na zona do Padrão, na costa marítima do município piscatório do Tômbwa, província do Namibe.

“Naufragou, na manhã de ontem, na área do Padrão do Cabo Negro, Rocha Magalhães, no município do Tômbwa, a embarcação de pesca artesanal denominada Caroli RA 2726, com 15 marinheiros a bordo. Não há registo de vítimas e neste momento a embarcação encontra-se a cerca de cinco milhas da terra”, informou o chefe de Registo de Embarcações e Pessoal do Mar da Capitania do Porto do Namibe.

Joaquim Sonhi reiterou o apelo aos pescadores no sentido de evitarem a actividade pesqueira enquanto persistirem as ameaças de calemas. “Antes de se fazerem ao mar devem observar todas as medidas de segurança, tais como inteirarem-se primeiro das condições climáticas”.

As calemas, acrescentou, fustigam a costa litoral da província do Namibe desde o passado dia 10, tendo destruído parte do calçadão da marginal de Moçâmedes e algumas embarcações de pesca artesanal.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...