INAPEM certifica 31 empresas no Cunene

Trinta e uma empresas foram certificadas, no primeiro trimestre deste ano, pelo Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), na província do Cunene, mais três em relação ao período análogo de 2023, alargando a actividade nas áreas de comércio e prestação de serviços na região.

Em declarações à ANGOP, esta quinta-feira, o director local do INAPEM, José de Carvalho, reiterou os benefícios fiscais resultantes da certificação e apelou os empresários para aderirem ao processo.

Os benefícios centram-se, entre outros, na redução ou isenção de certos impostos junto da Administração Geral Tributária (AGT), bem como o acesso a créditos.

Por outro lado, falou dos desafios para o presente ano, consubstanciados na formação de micro-agentes em matéria de empreendedorismo e literacia financeira, de modo a obterem ferramentas para administrar negócios, e exortou a classe a aderir ao serviço “Feito em Angola”, tendente ao fornecimento de bens e serviços às instituições do Estado.

Até ao momento apenas aderiu, na província, a Cooperativa Industrial Muhakaona, que se dedica ao fabrico de sabão, num universo de 930 empresas certificadas. O processo, cuja reestruturação iniciou em 2021, visa, entre outros, fomentar o aumento da produção nacional e a promoção destes produtos.

O INAPEM é o órgão encarregue pelo acompanhamento, certificação e classificação das empresas e presta serviços de formação, capacitação empresarial, assistência técnica e consultoria às micro, pequenas e médias empresas.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...