Huíla exibe potencialidades em feira à margem da reunião da SADC
A cidade do Lubango acolhe uma feira multissectorial, no quadro da Reunião de Ministros do Emprego e Trabalho da Comunidade de Desenvolvimento de Países da África Austral (SADC) e Parceiros Sociais, onde estão expostas algumas potencialidades locais, para que os visitantes tomem contacto.
A também denominada “Feira da Mulher”, está no Complexo Turístico e Desportivo de Nossa Senhora do Monte, onde mais de 40 feirantes exibem a arte local, alimentos, souvenirs e outros bens produzidos localmente, como forma de byscar novos contactos de negócio.
Em declarações à ANGOP, os expositores lamentaram a fraca divulgação e a escolha do local, que pode estar na base das poucas visitas, como disse Ema Nolato, a participar com a área de restauração, vestuários e acessórios, assinalando que vende “pouco”, mas reclamou a fraca adesão.
“Espero que as vendas aumentem. Recebi visitas da África do Sul, Moçambique e nacionais, esperamos que venham mais”, manifestou.
Para a empreendedora de temperos caseiros, Sófia Hongombo, as vendas estão tímidas, mas espera que com o aproximar do fim-de-semana as coisas possam mudar.
Por sua vez, o presidente da cooperativa agro-pecuária “Akwetu Weya”, José Manuel, referiu que expõe tubérculos, horticulturas diversas, frutos e aves.
O artesão José Kuvingua, que faz a actividade desde 2018, disse esperar pela visita dos estrangeiros que participam na reunião de ministros, pois em três dias, apenas 10 compraram artigos no seu stand.
A feira, que conta com mais de 40 expositores, dos cem previstos, visa promover as potencialidades da Huíla em diversas áreas de produção, desde o turismo, artes e ofícios, agricultura e pequenas indústrias rurais de transformação, destacando a mulher empreendedora, em função do mês dedicado ao género.
O evento, que decorre até quinta-feira, é promovido pelo Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico e Integrado e conta como parceiros, o Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, o serviço provincial do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas, da Associação de Mulheres Empreendedoras da Huíla e outros.