Hospital do Balombo tem novo centro nutricional infantil
O novo centro nutricional infantil do Hospital Municipal do Balombo, na província de Benguela, entrou em funcionamento com capacidade para atender 60 pacientes por dia.
O centro, construído de raiz pela empresa Construções Europa Arlingo, num prazo de quatro meses, está equipado com material sofisticado como monitores, electro-cardiogramas, nebulizadores, material de laboratório, entre outros.
Falando à imprensa, o director provincial da Saúde, António Cabinda, afirmou que esta ala nutricional do Hospital Municipal do Balombo tem a capacidade para internar 30 crianças, enquanto que o atendimento a outras 30 será em regime ambulatório.
Questionado sobre o elevado índice de malnutrição no município, o director justificou que o desmame precoce é um dos factores que agudizam o problema.
António Cabinda tranquilizou, no entanto, que o seu sector tem meios suficientes, até ao fim do ano, para prevenir esses casos, apontando o leite terapêutico F75, o F100 e também vitaminas e o arroz fortificado.
Quanto ao efectivo para assegurar o centro, disse que os especialistas que já funcionavam na antiga unidade vão garantir o serviço no novo complexo. Entre estes, estão os médicos especialistas em medicina interna, de clínica geral e enfermeiros. O centro recebeu o nome da responsável da instituição desde 2002, irmã Maria Bergonha, de nacionalidade espanhola, que agradeceu o gesto em nome da comunidade, referindo que a unidade será de grande contributo para o município.
O município do Balombo tem uma extensão territorial de dois 2.665 quilómetros quadrados e conta com três comunas, nomeadamente Chindumbo, Chingongo e Maka-Mombolo. Tem uma população estimada em 127.500 habitantes.