Fundo Soberano aposta em mercados internacionais

O presidente do Fundo Soberano de Angola (FSA), Carlos Lopes, assegurou que a instituição de capitais públicos tem a implementação de investimentos em mercados financeiros internacionais, com realce para a Bolsa de Wall Street, nos EUA.
O gestor fez saber que os investimentos do FSA também estão cotados em bolsas europeias e asiáticas, além de uma carteira alternativa que “são investimentos feitos na economia real”, em sectores da Hotelaria no Gana e na Zâmbia.
De acordo com Carlos Lopes, o fundo também está inserido na África do Sul num projecto de redes de Telecomunicações em parceria com outras entidades, bem como a participação no capital de uma instituição australiana que se dedica à exploração de minas de ouro concentradas em África: no Mali, Côte D’Ivoire e Senegal.
No capítulo dos investimentos internos, referiu que o FSA associou-se a uma entidade de origem australiana cotada na Bolsa Australiana e em Londres. “Em Angola também temos investimentos na exploração florestal em três regiões, entre outros projectos”, acrescentou em declarações hoje na Rádio Nacional de Angola.