EUA e África discutem modelo de parceria sustentável

A parceria comercial entre os Estados Unidos da América e o continente africano volta a estar em análise, a partir desta segunda-feira (6 de Maio), na cidade de Dallas, Texas, durante a 16ª Cimeira Empresarial EUA-África.

Organizado pelo Conselho Empresarial para África (CCA, sigla em inglês), o evento decorrerá até 9 de Maio, com a participação de mais de mil e 500 executivos dos sectores público e privado dos EUA e de África, assim como dezenas de Chefes de Estado e de Governo.

Entre as entidades confirmadas pela organização estão os Presidente de Angola, João Lourenço, e os seus homólogos de Cabo Verde, José Maria Neves; da República Democrática do Congo (RDC), Felix Tshisekedi; da Zâmbia, Hakainde Hichilema; e da Nigéria, Bola Ahmed Tinubu.

Para esta cimeira, estão mobilizadas, igualmente, centenas de investidores internacionais, funcionários do Governo norte-americano e de entidades multilaterais interessadas, com destaque para a representante dos EUA na ONU, Thomas-Greenfield.

Trata-se de uma iniciativa que visa discutir soluções eficazes para impulsionar parcerias comerciais sustentáveis entre os EUA e o continente africano, que se mostra cada vez mais estratégico e prioritário na política externa da Administracção norte-americana.

Esta cúpula ocorre numa altura em que o Governo americano procura consolidar os seus investimentos no “continente berço”, para fazer face à crescente influência da China, da Rússia e da Turquia, que incrementam as suas parcerias comerciais com os africanos.

O objectivo principal do evento é possibilitar que os líderes africanos contactem, de forma directa, os decisores de governos e do sector privado, a fim de se impulsionar parcerias empresariais sustentáveis entre os Estados Unidos e os africanos.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...