Ekuiki e Lucombo concorrem à liderança da JURA em Março
Manuel Armando da Costa Ekuikui e João Lucombo concorrem ao cargo de secretário-geral da Juventude Revolucionária Unida de Angola (JURA), durante o V congresso que será realizado de 15 a 17 de Março deste ano, em Luanda.
Os candidatos foram apresentados hoje, domingo, no complexo Sovmo no município de Viana, em Luanda, durante um acto que serviu igualmente para o sorteio da posição no boletim de voto e abertura da campanha eleitoral.
Para o número um no boletim de voto, Manuel Ekuikui (na foto), a sua candidatura representa a vontade de militantes do partido enquadrados na JURA, assim como a vontade dos jovens angolanos, por isso tudo fará para estar a altura dos desafios da geração jovem de Angola.
Lembrou que a juventude esteve em todo o processo de transformação das sociedades, pelo deseja igualmente estar a altura do desafio das transformações que o país atravessa actualmente, pois acredita que a JURA tem feito o seu papel e pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido.
Informou já não estar em Luanda desde Outubro de 2022, tendo já formalizado a sua renúncia ao presidente do partido, referindo que Luanda fica bem e acredita que o partido vai indicar alguém para dar continuidade ao bom trabalho feito.
Por sua vez, João Lucombo, considera que o processo que visa revitalizar a democracia interna no partido, pois enquanto angolanos o exercício democrático feito a nível da UNITA tem um impacto positivo para o país.
Olha o processo eleitoral com determinacação e coragem, tendo como pretensão constituir um executivo forte, unido e bravo pra trabalhar na resolução dos inúmeros problemas que afligem a juventude angolana.
Deixou a garantia, caso vença, que terão um secretário-geral a altura de corresponder aos desafios que o partido se propõe realizar no quadriéno 2023/2027.
Sobre o seu adversário, acredita que a sua estratégia é mais forte que o percurso do concorrente, pois tem aceitação a nível do país e o trabalho de mobilização vai surtir efeito no dia 17 de Março.
Inicialmente estavam inscritos oito candidatos, tendo dois desistido e quatro sido afastados por não conseguirem suprir as insuficiências documentais.
Ao encerrar o acto, o secretário-geral cessante, Agostinho Kamuango, lembrou que o passo a seguir será a realização das conferências provinciais, previstas para 25 de Fevereiro a 04 de Março, para a eleição dos delegados a nível do país.
Apelou a democracia, transparência, lisura e responsabiidade na condução dos trabalhos para o êxito do V congresso da JURA.
O congresso, que vai decorrer sob o lema “JURA – Inovar e Mobilizar para Vencer”, está marcado para os dias 15, 16 e 17 de Março deste ano.
A Juventude Revolucionária Unida de Angola foi fundada a 18 de Julho de 1974, por David Janotão, que foi o primeiro presidente da organização juvenil.