Desempenho do Sector Empresarial Público em 2022 vai ser apresentado no próximo mês

O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) prevê publicar, em Junho, o relatório agregado do desempenho do Sector Empresarial Público (SEP) de 2022, graças à submissão atempada das contas das unidades activas do sector.

De acordo como o Jornal de Angola, uma fonte do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), declarou ter a maior parte das unidades do SEP submetida já aos relatórios e contas de 2022.

Constituídas num número superior a 70, as unidades activas do SEP entregaram ao IGAPE os documentos de prestação e contas, observando o preceituado na lei, que prevê o dia 30 de Abril como o limite da submissão dos relatórios.

O exigível nesse processo é o envio de relatórios das empresas do SEP com informação relativa às demonstrações financeiras, designadamente o balanço, demonstrações de resultados e fluxos de caixa.

A fonte do IGAPE citada pelo Jornal de Angola realçou que a entrega do relatório e contas da Sonangol, a maior empresa pública do país, este ano antecipou-se na apresentação dos documentos de prestação de contas. Esses dados indicam que o relatório e contas da petrolífera estatal destaca a obtenção, em 2022, de um Resultado Líquido Consolidado que ascendeu aos 838.084 milhões de kwanzas (1.802 milhões de dólares).

O resultado é suportado por um EBITDA Consolidado (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de 2.479.778 milhões de kwanzas (5.332 milhões de dólares), o mais alto desde 2014.

De realçar que, em 2022, enquanto o auditor externo esteve a conciliar a informação, a Sonangol atrasou de forma ligeira a remessa do relatório e contas do ano anterior ao IGAPE, repetindo o que já tinha acontecido em 2021 com as contas relativas a 2020.

“A imensa maioria das empresas públicas submeteu os relatórios”, insistiu a fonte, apontando a Sonangol e outras grandes unidades do SEP como a TAAG e a ENDIAMA.

O anúncio de ontem da apresentação, em Junho, do agregado do desempenho do SEP em 2022 representa uma reafirmação do que já tinha sido declarado pelo IGAPE num seminário realizado pela Escola Nacional de Administração de Políticas Públicas (ENAPP), em Luanda.

Naquela ocasião, o IGAPE declarou a decisão de não prorrogar o prazo legal para a submissão dos documentos de prestação de contas, o que, em parte, pode ter influenciado as decisões dos gestores das empresas públicas.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...