Centro de Geodados manifesta apoio aos principais sectores produtivos do país
O Centro de Geodados de Angola quer ter uma participação activa no desenvolvimento dos principais sectores produtivos do país, através do uso de dados geoespaciais, por meio de imagens de satélite e inteligência artificial.
Esta posição foi manifestada, esta sexta-feira, em Luanda, pelo director executivo da Africel-Angola, Jorge Valquez, e pelo director-Geral do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN, Zolana João, no quadro da III Cimeira de Financiamento para o Desenvolvimento de Infra-estruturas em África, que o país acolheu de 28 e 31 de Outubro do ano em curso.
A Africell, como parceiro privado, e o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional, representante do Governo, destacaram o papel do Centro de Geodados como o pilar essencial para o planeamento, financiamento e desenvolvimento sustentável das infra-estruturas do futuro.
A cooperação existente entre a Africell-Angola e GGPEN representa um marco na consolidação da soberania tecnológica do país, colocando ao serviço de sectores chave, como Agricultura, Urbanismo, Energia, Mineração, Ambiente e Infra-estruturas.