Balança de pagamentos mantém superavite

A conta corrente da balança de pagamentos angolana manteve o registo superavitário no primeiro trimestre deste ano, com um saldo positivo avaliado em 4.715 milhões USD, equivalente a 18,1% do Produto Interno Bruto (PIB).
A evolução da conta corrente é justificada, essencialmente, pelo aumento dos excedentes da conta de bens, apesar do agravamento do défice das contas de rendimentos primários e secundários.
O saldo da conta de bens passou de 6.878 milhões de dólares norte-americanos, no quarto trimestre de 2021, para 8.910 milhões de dólares norte-americanos no período em referência, um aumento considerável justificado, pela recuperação do preço médio dos principais bens (matérias-primas) exportados por Angola, nomeadamente, petróleo bruto, gás e diamantes.
Ainda no período em análise, a posição líquida do investimento internacional registou, de igual modo, uma melhoria do seu défice que se cifrou em 21.069 milhões de dólares norte-americanos, contra 24.478 milhões de dólares norte-americanos do trimestre anterior.