Angola dá (mais) um exemplo de transparência
Angola aderiu formalmente ao Global Forum on Transparency and Exchange of Information for Tax Purposes, um instrumento de cooperação internacional que integra 166 Estados empenhados na promoção da transparência fiscal e combate a fluxos financeiros ilícitos. É mais um passo de Angola para melhorar o ambiente de negócios, reforçar a credibilidade do país e atrair investimento.
Angola aderiu recentemente ao Global Forum on Transparency and Exchange of Information for Tax Purposes (Fórum Global), uma iniciativa que procura promover a transparência fiscal e que integra 166 países – Angola é o 35º africano a aderir.
Angola tem vindo a apostar em medidas de maior transparência fiscal, o que poderá contribuir para melhorar o ambiente de negócios e reforçar o combate aos fluxos financeiros ilícitos.
O Fórum Global implementa normas internacionais que orientam a tributação, combatendo o sigilo bancário e a evasão fiscal.
Angola irá também aderir à Iniciativa África, um programa de trabalho lançado em 2014 para apoiar a mobilização de receitas internas e a luta contra os fluxos financeiros ilícitos em África através de uma maior transparência fiscal e intercâmbio de informações. O último relatório de progresso sobre a Transparência Fiscal em África 2022 destaca a relevância da Iniciativa e as principais realizações até à data.