ACJ retira Isaías Samakuva da lista de conselheiros especiais

O antigo presidente da UNITA, Isaías Samakuva, não foi reconduzido ao cargo de conselheiro principal do actual presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, de acordo com o site Correio da Kianda.

Não com muita surpresa, Adalberto Costa Júnior indicou ao cargo de seus conselheiros especiais, general Paulo Lucamba Gato, Eugênio Manovakola, Horácio Junjuvili, João Vahekeni, Silvestre Gabriel Samye e Marcial Adriano Dachala.

Em entrevista ao Correio da Kianda, o Secretário Nacional dos Antigos Combatentes e Veteranos de Guerra, General Abílio Kamalata Numa, minimizou a ausência de Isaías Samakuva na lista de conselheiros especiais de Adalberto Costa Júnior, contudo, argumentou que os estatutos da UNITA garantem que os antigos presidentes devem ser conselheiros do actual presidente.

O dirigente partidário explica que Samakuva é sim conselheiro de Adalberto Costa Júnior, mas quanto a conselheiro especial, “a escolha fica a critério do próprio presidente”.

“O presidente tem legitimidade de escolher quem deve ser os seus conselheiros especiais”, rematou.

Kamalata Numa fez saber que até onde se sabe, o antigo presidente da UNITA “anda doente, daí talvez deu-se a ausência do seu nome na lista dos especiais”.

De ressaltar que Isaías Samakuva liderou o “Galo Negro” durante 16 anos e no pior contexto político da sua história, com a morte de Jonas Savimbi, presidente fundador do partido político, em 2002.

Comentários
Loading...