Zimbabwe lança fundo de 30 milhões USD para energias renováveis

Sob o lema ‘Catalizar o Investimento em Energias Renováveis para a Aceleração da Concretização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável no Zimbabwe”, o país da África Austral lançou um Fundo de Energias Renováveis, com o qual espera levantar mais de 30 milhões USD, a canalizar para projectos de energias renováveis.

Trata-se do primeiro fundo deste tipo no Zimbabwe. A Iniciativa do Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (UN SDG) levará à adopção de tecnologias de energias renováveis, numa tentativa de mitigar os desafios energéticos do país, facilitando ao mesmo tempo um ambiente propício ao investimento em energia verde.

“Os actuais desafios energéticos, aliados aos desafios climáticos, exigem uma solução unificada, uma rápida e extensa adopção de tecnologias de energia renovável no país”, declarou Edward Kallon, Coordenador Residente e Humanitário da ONU no Zimbabwe.

“Após dois anos de trabalho intenso, temos um programa sólido. O processo que conduziu a este lançamento foi um esforço verdadeiramente colaborativo com o governo, a ONU as suas entidades e outros intervenientes nacionais”, acrescentou.

Espera-se que o financiamento do fundo provenha principalmente dos mercados financeiros do Zimbabwe e de entidades regionais e internacionais centradas no desenvolvimento, com o gestor de investimento africano, Old Mutual Investment Group, a garantir comprometer 10 milhões USD, o mecanismo de cooperação internacional (UN SDG Fund), a injectar também 10 milhões USD, enquanto o governo do Zimbabwe, através do Infrastructure Development Bank of Zimbabwe, avança com mais 1 milhão USD.

“Este lançamento não poderia vir em melhor altura. À medida que enfrentamos desafios energéticos, a criação do ambiente propício ao investimento em energias renováveis será fundamental para o sucesso da nossa agenda verde”, concluiu Kallon.

Com potencial para atrair capital adicional do sector privado, espera-se que o Fundo para as Energias Renováveis facilite um ambiente propício à participação de pequenas e médias empresas, empresas propriedade de mulheres e entidades regionais e internacionais centradas no desenvolvimento da indústria de energias renováveis do Zimbabwe.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...