UAN assina acordo para estabelecer normas de ética em ciência, tecnologia e inovação

A Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECIT) e a Universidade Agostinho Neto (UAN) assinaram um acordo de parceria cujo objectivo principal é estabelecer normas de ética em ciência, tecnologia e inovação.

De um modo geral, o acordo destina-se à promoção da conformidade das políticas e práticas científicas com as recomendações internacionais na comunidade académica e na sociedade, a busca de experiências regionais e globais que irão possibilitar a criação em Angola de referências, recomendações e normas de ética em ciência, tecnologia e inovação.

Foram signitários a directora Geral Adjunta da FUNDECIT, Rosa Maurício, e a Vice-Reitora para os Assuntos Académicos da UAN, Fernanda Benedito.

Recorda-se que a 18 deste mês, as partes haviam já estabelecido uma primeira parceria para a capacitação de investigadores em matéria de redacção e publicação de artigos científicos, assim como para a elaboração e submissão de projectos científicos a financiamento através, respectivamente, do Curso de Elaboração de Artigos Científicos (CEAC) e do Curso de Elaboração de Projecto de Investigação Científica e Desenvolvimento (CEPID).

Esta iniciativa enquadra-se no reforço da capacitação científica das Instituições de Ensino Superior e das Instituições de Investigação Científica e Desenvolvimento, bem como no fortalecimento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) como um todo, visando a aumentar a quantidade e qualidade da produção científica nacional, assim como o sucesso das candidaturas a financiamento de projectos científicos.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...