Standard Chartered disponibiliza 149 milhões de euros para construção de novo hospital em Angola

O Standard Chartered Bank anunciou que vai disponibilizar 149 milhões de euros para o Ministério das Finanças de Angola para a construção de um novo hospital na Centralidade do Kilamba.
O projecto está a ser desenvolvido pelo Ministério da Saúde e envolve a concepção, construção, equipamentos para o hospital e uma ala especializada em queimaduras.

O financiamento é apoiado pela Agência de Crédito à Exportação – Export Credit Agency (ECA) – da UK Export Finance, sendo que a empresa ASGC UK Limited é a empreiteira responsável pela gestão das obras de construção do novo hospital.

A Centralidade do Kilamba, onde estará situado o hospital, é uma grande área residencial nos arredores da capital, Luanda, e o novo hospital ajudará a prestar melhores serviços de saúde para a cidade e áreas circundantes.
O hospital terá sete andares e capacidade para 250 camas. Não só disporá de uma unidade dedicada ao tratamento de queimaduras, mas também oferecerá serviços de saúde gerais. Estes incluem serviços de acidente e emergência, cuidados paliativos, clínica geral e pediátria, cirurgia, cuidados geriátricos, serviços de patologia, serviços de transfusão, um serviço de fisioterapia, e controlo e prevenção de infecções.

O Standard Chartered estruturou o financiamento para cumprir integralmente os princípios de Empréstimo Social e o projecto também contribui para o cumprimento do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que se relaciona com a garantia de vidas saudáveis e a promoção do bem-estar em todas as idades. Além disso, alinha-se com as melhores práticas internacionais de gestão de riscos ambientais e sociais.

Esta transacção surge na sequência do recente anúncio, em Dezembro do ano passado, de 238 milhões de euros de financiamento apoiado pelo ECA para o governo de Angola construir novas infra-estruturas, apoiando a indústria agrícola e a rede de transportes do país. Em Setembro de 2021, o Banco também anunciou um financiamento de 1,1 mil milhões de dólares para desenvolver infra-estruturas cruciais de abastecimento de água para servir a capital angolana.
Outros incluem o desenvolvimento de três projectos prioritários de saúde; o Hospital Materno Infantil de Luanda, o Instituto Hematológico Pediátrico de Luanda e o Hospital Geral de Cabinda.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...