Rei de Espanha inicia visita oficial a Angola

O Rei da Espanha, Felipe VI, acompanhado da Rainha Letizia Ortiz, chega hoje a Luanda, no cumprimento de uma visita oficial de três dias a Angola, a convite do Chefe de Estado, João Lourenço, para impulsionar as relações entre os dois países ao mais alto nível.

Segundo a nota e programa da visita do Ministério das Relações Exteriores, o Presidente da República, João Lourenço, recebe, amanhã, em audiência, Sua Majestade Felipe VI, com quem vai ter um encontro à porta fechada no Palácio da Cidade Alta, seguido da assinatura de vários acordos.
Sobre a visita anunciada no final do mês passado pelo embaixador de Espanha em Angola, Manuel Lejarreta considerou importante para o desenvolvimento das relações bilaterais e boas possibilidades para o seu alargamento.

Durante o Fórum Empresarial, que acontece no início da tarde de amanhã, João Lourenço e Felipe VI vão discursar e interagir com a classe empresarial dos dois países.

O Rei de Espanha vai, também, depositar uma coroa de flores no sarcófago do Presidente António Agostinho Neto e discursar numa sessão plenária extraordinária da Assembleia Nacional, e de seguida visitar o Museu de História Militar, na Fortaleza de S. Miguel.

O programa reserva ainda para o casal real um encontro com a comunidade espanhola residente em Angola, uma visita ao Banco Económico e prestigiar uma exposição do artista Joan Miró.

Por ocasião das celebrações do Dia Nacional de Espanha, assinalado a 12 de Outubro de 2022, o Chefe de Estado, João Lourenço, endereçou uma mensagem de felicitações ao Rei Felipe VI e ao Presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, em que destacava “com satisfação” o alto nível de cooperação entre Angola e o Reino de Espanha.

Na mensagem, João Lourenço manifestou a intenção de continuar a criar sinergias em sectores-chave para as economias dos dois países, de modo a gerar resultados concretos que concorram para o engrandecimento das duas nações.

As relações bilaterais entre Angola e o Reino de Espanha têm como base o Acordo Geral de Cooperação, assinado a 20 de Maio de 1987, e o Acordo Complementar ao Acordo Geral assinado em Novembro de 1987.

A cooperação entre os dois países tem-se intensificado no sector empresarial, com a presença de companhias espanholas em Angola. A Espanha conta com mais de 60 empresas a operar em Angola em distintos sectores, como a Energia, Banca, Construção e Agricultura.

O Presidente da República, João Lourenço, efectuou, em Setembro de 2021, uma visita de Estado ao Reino de Espanha, durante a qual teve um encontro, no Palácio de Zarzuela, com o Rei Felipe VI. Os dois Chefes de Estado abordaram, na ocasião, questões ligadas à cooperação bilateral, que Luanda e Madrid querem ver ampliada.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...