Projectos de Moçambique podem contar com financiamento da Millennium Challenge Corporation

A agência de apoio externo norte-americana Millennium Challenge Corporation (MCC), prevê assinar este ano um pacote de financiamentos para Moçambique na ordem dos 500 milhões de dólares, segundo o director executivo adjunto da Corporação do Desafio do Milénio, Mahmoud Bah, em nota de impressa.

“Estimamos 500 milhões de dólares para o pacote de investimentos, um ligado a transportes e conectividade, um segundo projecto sobre gestão de alterações climáticas e um terceiro sobre agricultura comercial”, referiu o responsável.

As declarações foram feitas no final de uma reunião com Max Tonela, ministro da Economia e Finanças, no âmbito de uma visita do dirigente da MCC a Moçambique.

O encontro surge depois de a Millennium Challenge Corporation ter anunciado em Abril do ano passado uma verba de 10 milhões de dólares para os trabalhos de preparação do programa.

“Embora os projectos de desenvolvimento venham a ser implementados na província da Zambézia, no centro do país, as reformas fundamentais do compacto implicarão melhorias a nível de Moçambique, focadas na manutenção do ambiente empresarial”, refere um outro comunicado a embaixada norte-americana, citando o memorando.

“Como exemplo, o Governo de Moçambique comprometeu-se a aumentar em 50%, ou seja, em 37,5 milhões de dólares, o financiamento para o sistema de manutenção de estradas” do país, lê-se na nota.

Moçambique já beneficiou de um primeiro programa de financiamento da MCC, concluído em 2013, durante o qual o país recebeu 507 milhões de dólares.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...