Primeira-Dama de Angola aborda sobre saúde e educação com a Rainha Letizia

A esposa do presidente de Angola vai partilhar vários actos de agenda com a Rainha de Espanha, Letizia Ortiz Rocasolano, a partir desta terça-feira, quando o Rei e a Rainha iniciarem a sua agenda oficial em Angola, durante a primeira visita de um chefe de estado espanhol a um país da África Subsaariana.

Ana Dias Lourenço falará com a Rainha sobre educação numa primeira reunião no palácio presidencial e no dia seguinte terão uma actividade relacionada com questões de saúde, duas áreas que ocupam tempo na agenda pública de ambas as senhoras, e das quais estão cientes.
Ela pertence a uma minoria privilegiada, foi ministra antes de se tornar primeira dama, e tem uma fundação com a qual presta homenagem à sua mãe.

A Primeira-Dama fez todo o ensino escolar e universitários em Luanda, onde nasceu em 1957. Depois de se formar em Economia, foi para Portugal para vários cursos. Logo começou a trabalhar para o MPLA. Com conhecimentos de Português, Espanhol, Inglês e Francês, foi Ministra do Planeamento de 1997 a 2012.

Partilha a sua vida política com o seu marido e seis filhos. João Lourenço, apelidado de JLo, tornou-se presidente do país em 2017 e todos os descendentes do casal estão ligados ao MPLA. Nas últimas eleições, realizadas em Agosto passado, João Lourenço conseguiu manter no poder o antigo governo que se define como socialista.

A partir do tandem familiar conseguiram a abertura de Angola, que aprovou uma lei que permite ao colectivo LGTBI+ ter mais liberdade, bem como o aborto para as mulheres em caso de violação.

Como Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço criou a Fundação Ngana Zanza, uma organização para capacitar a sociedade nas comunidades rurais e que esconde um tributo em seu nome. Em Umbodan, Ngana Zanza significa “Sra. Isabel”, que foi a mãe da Primeira-Dama.

Ana Lourenço e a Rainha Letizia já se conhecem, pois, o casal presidencial visitou Espanha em Setembro de 2021. No âmbito da estratégia de reforço das relações de Espanha com este estratégico país de África, o governo espanhol deu a esta reunião o carácter de uma visita de Estado, tendo sido realizado um almoço no Palácio Real para a ocasião.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...