Presidente da Síria pede ajuda para reconstruir o país

O Presidente sírio pediu, esta segunda-feira, ajuda internacional para reconstruir as regiões destruídas no país pelo sismo registado há uma semana, durante uma reunião com o coordenador de ajuda de emergência da ONU.

Segundo um comunicado da Presidência síria, Bashar al-Assad “destacou a importância dos esforços internacionais para ajudar a reconstruir as infra-estruturas no país”.

Damasco está isolada no cenário diplomático desde o início da guerra desencadeada pela violenta repressão de uma revolta popular contra o poder em 2011. Esse isolamento afecta os esforços internacionais para ajudar as vítimas do terramoto de 7,8 na escala de Richter, que abalou a Turquia e a Síria no dia 6 de Fevereiro.

Martin Griffiths, subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários, também se reuniu, ontem, em Damasco, com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Síria, Faisal Moqdad, após ter viajado para Alepo, uma cidade no Norte do país sob o controlo do Governo, onde o sismo deixou mais de 200 mil desalojados, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Em Alepo, Griffiths disse à imprensa que a ONU estava a tentar reunir fundos para organizações que ajudam as vítimas na Síria. “Os apelos que serão lançados nos próximos dias – um para a Síria, outro para a Turquia – vão cobrir as necessidades humanitárias por cerca de três meses”, estimou.

Os sismos que devastaram, há uma semana, o Sul da Turquia e o Noroeste da Síria causaram pelo menos 40.943 mortes, segundo o mais recente balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado ontem.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...