PR inaugura Sede do parque Nacional do Iona
O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou este sábado, dia 18, as instalações recentemente edificadas na área de Pediva, Município do Tômbua, e que serão doravante a sede do Parque Nacional do Iona, na província do Namibe.
A actividade marcou fundamentalmente o 1° dos dois dias de programa que o Chefe de Estado tinha para cumprir na província do Namibe.
O Parque Nacional do Iona é uma extensa área com mais de 15 mil quilómetros quadrados e que alberga uma enorme diversidade de elementos da fauna angolana, tendo o orix como exemplar charneira e a planta welwitchia mirabillis o ex-libris da sua flora.
A gestão da importante reserva natural está a cargo da Organização Não Governamental Afrikan Parks, como resultado de um acordo assinado por esta entidade com o Governo de Angola há quatro anos.
Além de trabalhar para o repovoamento do parque, proteger a fauna e a flora do perímetro tendo em atenção os perigos que derivam da acção humana (caçadores furtivos, pastagem descontrolada, abate de árvores e arbustos, entre outra actividade perniciosa), a Afrikan Parks tem também o propósito de criar condições que promovam o turismo, atraindo visitantes em número crescente, sejam nacionais como vindos do estrangeiro.
Girafas no Parque do Iona
Repovoar o Parque Nacional do Iona é uma das apostas que a gigantesca reserva natural localizada na província do Namibe tem em mãos.
Este sábado, treze girafas entraram para a lista das espécies que habitam o espaço, na conclusão de uma operação que se desencadeou a partir da vizinha República da Namíbia, onde os animais residiam.
O Presidente da República, João Lourenço, testemunhou o momento em que as girafas foram largadas. A seu lado encontrava-se a Primeira Dama da República, Ana Dias Lourenço.