PNUD atribui 785 mil USD às Seicheles para projectos de economia circular
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) está a conceder a Seicheles uma subvenção de 785.000 dólares para projectos de economia circular. O objectivo é produzir bens e serviços, reduzindo ao mesmo tempo grandemente o consumo e o desperdício de matérias-primas em vários sectores, incluindo os resíduos.
O novo financiamento foi recentemente revelado pelo Ministro das Pescas e da Economia Azul de Seychelles, Jean-François Ferrari. Trata-se de uma subvenção de 785.000 dólares que irá acelerar os projectos de economia circular no país da África Oriental. “Isto envolve a avaliação da indústria pesqueira, da indústria do turismo e de como podemos trancar em todas as partes que possam ser problemáticas e causar danos ambientais”, explica Jean-François Ferrari.
Entre os desafios está a poluição. As autoridades de Seicheles estão a defender, entre outras coisas, a recuperação de resíduos sólidos em matérias-primas secundárias por pequenas e médias empresas (PME). “Alguém pode decidir recolher redes de pesca e fazer pulseiras para vender aos turistas. Isto irá ajudar a limpar os nossos oceanos”, diz o ministro de Seychelles. As redes de pesca são parcialmente responsáveis pela poluição de plástico no ambiente marinho das Seychelles.
O Departamento de Economia Azul das Seychelles liderará os projectos de economia circular, em colaboração com o Departamento do Ambiente e agências, incluindo a Agência de Gestão de Resíduos Terrestres. Os projectos também ajudarão a criar empregos para mulheres e jovens no país da África Oriental, impulsionando a economia nacional.