Papa Francisco vai estar em Juba amanhã

Depois de três dias de visita à RDC, o Papa Francisco está em Juba, capital sul-sudanesa, amanhã. O Papa começou ontem a primeira visita ao Sudão do Sul país minado pela guerra civil pouco depois da independência em 2011 e que, apesar de encetar um processo de paz e de transição política em 2020, vive uma situação precária.

O Sudão do Sul é a segunda etapa da visita do Papa Francisco ao continente africano. O líder máximo da Igreja Católica tenta dar um novo fôlego ao processo de paz da jovem nação, que se encontra estagnado, pedindo tolerância e perdão.

Tolerância e perdão foi, aliás, a mensagem que o Papa também deixou durante a visita dos últimos dias à República Democrática do Congo: “Sejam testemunhas da misericórdia e da reconciliação no meio da violência desencadeada não só pela exploração de recursos e pelos conflitos étnicos e tribais, mas também e acima de tudo pelo poder obscuro do maligno, o inimigo de Deus e da humanidade”.

A visita do Papa pretende atrair atenção para o que o Vaticano considera conflitos negligenciados e aumentar a influência da Igreja Católica numa região onde a sua popularidade está a crescer.

Esta semana fica marcada pela visita do Papa Francisco à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul. Na República Democrática do Congo, o Papa celebrou uma missa num aeroporto de Kinshasa, avistou-se com presidente Félix Tshisekédi e denunciou o suposto “colonialismo económico”.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...