Odinga rejeita resultados das eleições presidenciais quenianas

O antigo primeiro-ministro e candidato presidencial, Raila Odinga, contestou a decisão da comissão eleitoral queniana que anunciou William Ruto como vencedor das eleições presidenciais de 2022.

O antigo primeiro-ministro e candidato presidencial, Raila Odinga, contestou, ao início da tarde de hoje, a decisão da comissão eleitoral queniana que anunciou William Ruto como vencedor das eleições presidenciais de 2022.

“Os resultados são nulos” e serão contestados em tribunal, referiu Odinga. “Elogio os meus apoiantes por agirem no sentido de manter a paz e peço-lhes que continuem a fazê-lo”, disse, acrescentando que rejeitava totalmente e sem reservas os resultados.

“Para evitar dúvidas, quero reiterar que rejeitamos totalmente e sem reservas os resultados presidenciais anunciados ontem pelo presidente da comissão eleitoral, o Sr. Chebukati”.  Acusou também o presidente da comissão eleitoral de intimidar os colegas de mesa que discordaram dele.

Dirigindo-se à nação na sede da Azimio, em Nairobi, Odinga disse que “milhões de quenianos foram pacificamente às urnas para tentar escolher os seus líderes, mas ontem a nossa jovem democracia sofreu um grande revés.” E acrescentou: “O que vimos ontem é uma farsa e um desrespeito flagrante pela constituição e pelas leis do Quénia.

Recorde-se que a comissão eleitoral é constituída por sete membros, mas só três deles, entre os quais o seu presidente, assinaram a declaração final dando a vitória a William Ruto.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...