Ministra das Finanças garante liquidar dívidas das empresas do Moxico

A ministra das Finanças, Vera Daves, afirmou, na última sexta-feira, no Luena, província do Moxico, que o Executivo tem o compromisso de liquidar, ainda este ano, as dívidas que contraiu com as empresas que prestaram serviços ao Estado, nos períodos 2013/2019 e 2020/2023.

Vera Daves, que reuniu na cidade do Luena com empresários locais, com o objectivo de auscultar e analisar os problemas económicos e financeiros que afectam a classe empresarial, disse que com a execução do Orçamento Geral do Estado (OGE-2024), a partir de amanhã, terça-feira, os governos provinciais e administrações municipais devem assegurar a liquidação das dívidas existentes dos períodos 2013/2019 e 2020/2023.

A titular da pasta das Finanças disse ainda que, no âmbito da execução dos projectos paralisados, está para breve “a realização de um encontro de seguimento, com os membros do Governo, administrações municipais e técnicos dos ministérios, para que sejam assegurados e concluídos os projectos sociais e estejam à disposição da população”.

Para Vera Daves, “as equipas técnicas do Governo do Moxico devem ser capacitadas para que o Orçamento destinado à província consiga cobrir todos os projectos inscritos”.

“Vamos trabalhar durante o período 2024/2025 para tornar o mais estável possível a carteira de investimentos públicos da província do Moxico”, notou.

Dez cooperativas agrícolas

Durante a sua estada no Luena, a ministra das Finanças testemunhou o lançamento do memorando do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) para 10 cooperativas agrícolas pertencentes aos antigos combatentes.

Recorde-se que foram registados, no Moxico, um total de 2.326 projectos, avaliados em mais de 18, 7 mil milhões de kwanzas.

Ainda na província do Moxico, a ministra visitou as instalações da Delegação Provincial das Finanças, as obras do Instituto Politécnico do Alto Luena, paralisadas desde 2012, a escola Kwenha, de 24 salas, e a de 19 salas, localizadas no bairro Tchifutchi, o Centro Materno Infantil, bem como as obras de estancamento das ravinas e o projecto de asfaltagem do troço Captação/ETA.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...