Recreativo da Caála é o novo campeão da segunda divisão
O Recreativo da Caála, clube da província do Huambo, sagrou-se, ontem, domingo, dia 21, campeão nacional da 2ª Divisão de Futebol, ao bater o FC de Cabinda por 4-3, na marcação de grandes penalidades, na finalíssima do Zonal de Apuramento.
O jogo entre os vencedores das séries A e B do zonal de apuramento ao Girabola, também denominado “Segundona”, decorreu no Estádio França Ndalu, em Luanda, tendo as equipas empatado a um golo nos 90 minutos regulamentares, levando a decisão do título para penalties, onde os planaúticos foram mais eficaz.
No tempo regulamentar, os golos foram marcados por Manucho, pela Caála, aos 43 minutos, e Malamba pelo FC de Cabinda aos 60 minutos.
A partida foi equilibrada, sobretudo na primeira parte em que as equipas criaram várias oportunidades de golo, com remates de ambos os lados.
Aos 22 minutos, o avançado Valegol, da Caála, quase inaugurava o marcador com um potente remate, mas a bola passou ao lado da baliza.
Numa das melhores oportunidades do FC de Cabinda nesta etapa do desafio, o seu atacante Júlio desperdiçou, atirando a bola ao poste esquerdo da baliza à guarda de Kleudmy.
Em resposta, o Recreativo da Caála marcou, por intermédio de Manucho (43′), resultado com que se foi para o intervalo.
Na etapa complementar, a história do jogo não diferiu muito da primeira parte, estando, no entanto, o FC Cabinda mais activo em busca da igualdade, que viria a surgir com golo do capitão Malamba, aos 50 minutos.
Embora este jogo tenha definido o campeão da 2ª Divisão, ambos os conjuntos já tinham garantido, a cerca de duas semanas, a subida ao escalão principal do futebol nacional, Girabola, mercê da primeira posição nas séries A e B do zonal.
Com estas duas formações, subiu também à 1ª Divisão o FC de Luanda, que venceu, sábado, o Sporting de Luanda, por 1-0, no jogo da liguilha que apurou o terceiro clube para o próximo Girabola.