Lunda-Sul vai ter mais 700 salas de aula no próximo ano
O governador provincial da Lunda-Sul garantiu, a construção de mais de 700 salas de aula, no próximo ano, para inserir mais crianças no sistema público de ensino.
Daniel Neto fez o pronunciamento quando discursava na tradicional cerimónia de cumprimentos de fim de ano, decorrida no palácio governamental, situado na zona nobre da cidade de Saurimo.
O governante assegurou que, no período em referência, se pretende, igualmente, construir um centro de hemodiálise, para encurtar a distância dos pacientes que sofrem de insuficiência renal e procuram por tratamento em outras partes do país.
Prometeu, também, o apetrechamento dos hospitais Pediátrico e Infecto-contagioso e do Departamento de Saúde Pública.
Entre as várias realizações projectadas para o corrente ano, Daniel Neto destacou a construção, a ritmo acelerado, das obras de quatro Estações de Tratamento e Distribuição de Água, nos quatro municípios que compõem a província, que vão permitir a instalação de 43.844 ligações domiciliares, fundamentalmente no Pólo Universitário, na futura Centralidade de Saurimo e nas imediações das estradas nacionais 230 e 180.
Balanço
Segundo o governador provincial, durante o ano prestes a terminar, a província conheceu melhorias significativas, fundamentalmente no Sector da Educação, onde se registou o aumento de salas de aula. Neste período, foram construídas mais de 440 salas.
De 2018 ao presente ano, foram admitidos perto de dois mil professores e o número de alunos do ensino geral subiu para mais de 291 mil, contra os 243.740.
O governador considera positiva a abertura de núcleos do ensino médio para a formação de professores em dez comunas da província, com resultados animadores. No domínio do ensino superior, mais de 3.700 técnicos licenciados em diferentes áreas do saber foram colocados à disposição do mercado de trabalho, pelos Institutos Politécnicos, Lusíada de Angola e Lueji A’Nkonde.
Com a entrada em funcionamento de novas unidades sanitárias de referência, com destaque para o Hospital Geral e a Maternidade, o sector da Saúde ganhou mais 762 camas.
O número de médicos, também, conheceu melhorias. Em 2018, a província contava com 26 profissionais de diferentes especialidades e, actualmente, conta com 116.
Daniel Neto ressaltou a importância da conclusão, em breve, de um laboratório moderno para análises clínicas, no Hospital Pediátrico, e da primeira fábrica de oxigénio, que visa colmatar o défice do produto na província.
Deu a conhecer que, fruto de um trabalho conjunto com o Ministério da Saúde, o Hospital Sanatório da província foi elevado à categoria de unidade orçamental e 19 centros médicos a órgãos dependentes, com garantias de recursos financeiros autónomos, para um funcionamento mais adequado.
“O Sector da Energia continua desafiante”, disse o governante, acrescentando que, apesar disso, a potência disponível passou de 17 megawatts, em 2018, para 39.8, em 2022, e o número de clientes para 26.923, contra 11.756 no período em balanço.
Na província, os trabalhos que visam expandir a rede eléctrica, com ligações domiciliares e iluminação pública, decorrem sem sobressaltos, garantiu o governante, que avançou, igualmente, a conclusão, em breve, do primeiro parque de fornecimento de energia solar, com capacidade para 26.6 megawatts.
De 2018 a 2022, o volume de distribuição de água na única Estação de Tratamento (ETA) de Saurimo, avançou, subiu de 280 mil para 300 mil metros cúbicos por hora.
Projectos executados
O governador da Lunda-Sul garantiu que pelo menos 81 dos 91 projectos concebidos no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) foram concluídos e postos ao serviço da população.
Acrescentou que, nos próximos dias, os restantes projectos vão ser concluídos.
No âmbito do Programa de Apoio à Produção e Diversificação das Exportações e Substituição de Importações PRODESI, a província conta com 61 empresas e cooperativas registadas, algumas das quais já beneficiadas com financiamentos, num valor total de mais de dois mil milhões de kwanzas, além de iniciativas que visam melhorar o ambiente de negócios na província.
Com o nível de crescimento da produção agrícola, que, na sua visão necessita de escoamento em tempo real para as zonas de amplo consumo, foram distribuídas 20 viaturas e 60 motorizadas de três rodas, através de uma linha de crédito bancário, para o apoio ao comércio rural.
Relativamente ao Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), perto de 1.119 jovens ganharam kits profissionais, em diferentes especialidades. O apoio de Catoca e Endiama foram imprescindíveis, uma parceria que Daniel Neto pretende ver fortificada cada vez mais, para a melhoria das condições de vida da população da região.
Para a juventude, o governante deixou mensagens de apreço pela sua intervenção em vários domínios, com ênfase em manifestações culturais e artísticas, devendo o Governo continuar a criar mecanismos de incentivo à empregabilidade e auto-emprego, através do empreendedorismo, para o reforço do desenvolvimento multifacético.
Nos domínios da Cultura, Desportos, Ambiente e Turismo, o governador entende serem áreas chave para galvanizar a auto-sustentabilidade das comunidades. Lançou o repto no sentido de serem criados concursos para eventos de elevação de melhor município, comuna, aldeia, bairro e povoado, no sentido de se incentivar a criatividade e a competitividade, na divulgação das potencialidades turísticas e conservação do acervo do património histórico, cultural e arqueológico.
O governador incentivou os colaboradores a trabalharem de forma incansável, tendo em conta os desafios que exigem conhecimentos técnico-científicos, deixando para trás o sentimento de improviso, afim de “cumprirmos bem o nosso trabalho, cuja avaliação pelo povo terá repercussão nas próximas eleições. O rigor, honestidade, lealdade e a gestão parcimoniosa do erário são princípios inadiáveis, que, definitivamente, devem tomar o lugar da burocracia, infelizmente muito patente nos nossos serviços, o que reprimo com veemência”.