Kwanza registou apreciação de 10,18% em 2022
A taxa de câmbio média do final do período, do Kwanza face ao Dólar norte-americano, apreciou 10,18%, em Dezembro, ao situar-se em 503,691 Kz/USD, contrariando a tendência de depreciação observada em moedas de economias africanas e nas do bloco BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
O resultado é reflexo, fundamentalmente, do aumento da oferta de divisas ao mercado, muito por conta do desempenho positivo da cotação do petróleo no mercado internacional nas últimas semanas.
No caso da região Austral, por exemplo, as moedas das economias da região da SADC apresentaram um comportamento híbrido, com realce para a depreciação do Kwacha zambiano em 5,6%. Em termos acumulados, há ainda a destacar o Dólar zimbabwiano, que depreciou em 51%. Outro destaque no que se refere aos acumulados vai para o Rand sul-africano, que apresentou uma depreciação de 6,5%.
Para 2023, algumas instituições nacionais e internacionais perspectivam uma taxa de câmbio no intervalo de USD/AOA 445 a USD/AOA 537, o que comparado com o ano anterior representa uma menor volatilidade na taxa de câmbio.