Jovens do Namibe recebem kits para trabalharem por conta própria

Cento e seis jovens residentes no município de Moçâmedes, província do Namibe, receberam kits profissionais para a agricultura, carpintaria, serralharia, electricidade, manicure, pedicure, pedreiro, mecânica-auto, instalação de antenas parabólicas.

Os referidos kits foram entregues pela vice-governadora para área Económica, Política e Social do Namibe, Anica de Sousa, no acto de lançamento da 6ª fase do Plano de Acção para a Formação da Empregabilidade, PAPE.

A governante disse que o executivo tem vindo a desenvolver acções que visam a melhoria do bem estar das famílias jovens, com o fomento do auto-emprego através das formações Profissionais e entrega de Kits de diversas especialidades.

“O PAPE tem como objectivo de fomentar o emprego junto dos jovens, porque é a maior franja do nosso país e faz todo o sentido que se dedique maior atenção a eles encorajá-los a sua participação nas formações profissionais por forma a habilitar-se de um kits e dele desenvolver o seu pequeno negócio”, disse a governante.

Incentivou ainda aos jovens a seguir o caminho da formalização do seu negócio, o cumprimento do pagamento da segurança social, dando assim maior estabilidade ao e dele tirar rendimentos para o sustento das suas famílias.

A directora provincial do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional no Namibe, Fernanda Tyamba, acrescentou que os 106 jovens estão habilitados com ferramentas de trabalho que irão proporcionar à geração 268 postos de trabalho directos.

Sublinhou ainda que a execução do Plano de Acção para a promoção da empregabilidade até a presente data já permitiu que dois mil 431 jovens fossem formados nos mais diversos cursos, através dos programas de formação de curta duração, designados “ Avanço e Capacita”, que foram desenvolvidos para atender as necessidades de preparação profissional dos jovens e facilitar a sua inserção no mercado de trabalho.

Frisou ainda que esse programa permitiu que 225 jovens fossem encaminhados para os estágios profissionais em mais de 17 empresas parceiras, mil 147 kits de ferramentas de trabalho entregues que permitiram a geração de mais três mil postos de trabalho em todos os municípios da província do Namibe, onde 214 jovens beneficiaram de micro-crédito.

Aos beneficiários aconselhou para a maior racionalização do material, para que possam proporcionar com o empreendedorismo e por via de cooperativas ou individualmente de empregos.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...