HCTA reabre com 70 quartos, para já
Após três anos encerrado, o Hotel de Convenções de Talatona (HCTA) reabriu ao público, sob gestão do consórcio Feel África/Teixeira Duarte. O consórcio vai gerir a unidade – que foi a primeira de cinco estrelas em Angola, inaugurada em 2009- nos próximos cinco anos e investiu 10 milhões USD na recuperação do hotel, que estava a sofrer de degradação.
A unidade hoteleira de 5 estrelas, com 201 quartos, ficará sob gestão, nos próximos 5 anos, do referido consórcio.
Segundo o ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, a reabertura do HCTA insere-se no âmbito do PROPRIV, que conta com uma carteira de 132 activos do estado, dos quais 84 foram já privatizados.
O ministro, que falava à imprensa a propósito da reabertura da unidade hoteleira, realçou que o activo se encontrava em fase de deterioração.
Depois de um processo de reabilitação, que custou dez milhões de dólares, reabriu com apenas 70 quartos disponíveis.
Por sua o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Filipe Zau, enfatizou que a diversificação económica passa pelo turismo e restauração, sobretudo pela sua empregabilidade.
Filipe Zau justificou que o emprego directo e indirecto gerado pelo sector do turismo e da restauração, bem como a sua atracção, leva a entrada de divisas no país.
“Luanda ganha um hotel de nível, não devendo a outras partes da África Austral, gerando receitas, bem como um centro onde a cultura se vai desenvolver”, sustentou.
Inaugurado em 2009, o HCTA foi a primeira unidade hoteleira de 5 estrelas em Angola. Está situado ao sul de Luanda, em Talatona, um dos distritos mais icónicos da expansão da Capital,
O HCTA e as suas luxuosas vilas estão integrados num complexo que incorpora também o Centro de Convenções de Talatona, com 201 quartos, dos quais 180 quartos seluxe, 21 suites, incluindo 17 suites Júnior, 3 suites de Luxo e uma suite presidencial.