Refinaria de Luanda gera poupança de 300 milhões USD/ano
João Lourenço inaugurou o novo complexo da Refinaria de Luanda, que vai produzir mais de um milhão de litros de gasolina por dia, quadruplicando, assim, a capacidade de produção.
Angola reforça a sua capacidade de produzir gasolina e vai registar melhorias significativas na qualidade do produto. A capacidade de produção passa de 395 mil litros/dia, para um milhão e 580 litros/dia, o que contribuirá para uma redução de cerca de 15% na importação anual de combustíveis.
Veja o vídeo sobre a refinaria de Luanda
Avaliado em 235 milhões USD, o projecto teve início em Junho de 2019 e contou com o suporte técnico da petrolífera italiana ENI, na supervisão da engenharia e construção. Foram criados mais de mil postos de trabalho.
O complexo traz benefícios operacionais e ambientais, como o incremento da produção de gás butano, redução de emissões gasosas pela utilização do hidrogénio produzido na nova unidade, para geração de energia eléctrica na central de ciclo combinado e geração de vapor. O novo complexo de produção de gasolina da Refinaria de Luanda vai ajudar o País a aumentar a produção nacional de derivados de petróleo e, consequentemente, fazer com que a importação de combustível diminua, retendo mais divisas no País.
Angola importava cerca de 80% dos derivados de petróleo que consome devido à falta de capacidade interna de refinação. A par da modernização e optimização da Refinaria de Luanda, está em curso a construção de novas refinarias em Cabinda, Soyo e Lobito para reverter esse quadro.
O novo Complexo de Produção de Gasolina da Refinaria de Luanda, inaugurado pelo chefe de Estado João Lourenço, vai permitir ao País poupar 300 milhões USD por ano, por reduzir a importação de gasolina em 15%.