Guiné Equatorial antecipa as eleições presidenciais em cinco meses

A Guiné Equatorial antecipou a data das suas eleições presidenciais em cinco meses, para o dia 20 de Novembro, ao mesmo tempo que as eleições legislativas.

“Na República da Guiné Equatorial são convocadas eleições presidenciais, Câmara dos Deputados, Senado e municipais (…). As eleições assim convocadas terão lugar no domingo, 20 de novembro de 2022”, refere o decreto assinado segunda-feira por Obiang.

O presidente guineense Obiang detém o recorde mundial de longevidade no poder entre os chefes de estado vivos, excluindo as monarquias.

O chefe de Estado justifica a antecipação das eleições devido “à atual crise económica global multifacetada”, causada pela queda dos preços dos combustíveis, a guerra da Rússia contra a Ucrânia, a pandemia de covid-19 e as explosões, a 07 de março de 2021, num quartel militar na cidade continental de Bata, que causaram mais de uma centena de mortos.

Estas circunstâncias, explica o decreto, “afetaram as previsões económicas, distorceram e aniquilaram a capacidade das finanças públicas para enfrentar quatro eleições sucessivas num período de quatro meses”.

A campanha eleitoral terá início a 03 de novembro e terminará a 18 de novembro.

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...