Governo russo privilegia cooperação com Angola
O governo da Federação Rússia vai manter a cooperação existente com Angola, para o desenvolvimento das relações bilaterais nos diferentes domínios, afirmou esta quarta-feira, o ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergey Lavrov.
O chefe da diplomacia russa falava à imprensa no final de uma audiência com o Presidente angolano, João Lourenço, durante a qual foram abordadas questões de interesse comum e da arena internacional, com realce para o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.
“Tivemos um diálogo prolongado e consistente. Discutimos em detalhe as nossas relações bilaterais”, referiu Sergey Lavrov, que se encontra em Angola desde terça-feira.
Explicou que durante o encontro, de aproximadamente duas horas, foram traçados os passos a seguir para a implementação da cooperação estratégica entre os dois países em vários domínios.
Relativamente ao conflito na Ucrânia, o ministro afirmou que existe uma tendência dos países ocidentais de utilizar métodos colonialistas.
Relações de cooperação
Angola e a Rússia têm relações privilegiadas desde 8 de Outubro de 1976, data em que foi assinado, em Moscovo, na altura capital da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), o Tratado de Amizade e Cooperação.
A 16 de Novembro de 2004, os dois países rubricaram, em Luanda, um acordo para o relançamento da cooperação nos domínios económico e técnico-científico e, no dia seguinte, criaram a comissão intergovernamental de cooperação económica, técnico-científica e comercial.
Actualmente, a cooperação é mais significativa nos sectores da energia, geologia e minas, ensino superior, formação de quadros, defesa e segurança, telecomunicações e tecnologias de informação, pescas, transportes, finanças e banca.
Por esta altura, estima-se estarem a viver em Angola pelo menos mil russos, enquanto mil 500 angolanos residem na Rússia.
A Rússia faz parte de um grupo de 61 países abrangidos pelos procedimentos de simplificação de actos administrativos para a concessão de vistos de turismo.
Recorde-se que, em 2019, o Presidente da República, João Lourenço, efectuou a sua primeira visita de Estado à Rússia, onde manteve um encontro com o seu homólogo russo, Vladimir Putin.
No mesmo período, houve conversações ao mais alto nível entre delegações dos dois países, para o reforço e alargamento da cooperação bilateral.
Entretanto, até ao segundo semestre de 2019, as trocas comerciais entre Angola e Rússia estavam cifradas em 26 milhões de dólares, o que representou uma queda de 40 por cento em relação ao período anterior.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia anunciou a realização, em Abril deste ano, da reunião da Comissão Mista com Angola, para identificar novas áreas de cooperação.
O anúncio foi feito esta quarta-feira, em Luanda, no final de um encontro entre delegações de ambos os países.