Feira da Batata e do Milho arranca hoje no Cuito

A V edição da Feira da Batata e do Milho inicia, hoje, na cidade do Cuito, província do Bié, e vai até sábado, dia 23.

O evento deve albergar mais de 350 expositores e vai evidenciar as potencialidades produtivas que a província dispõe, com a exposição de perto de cinco mil toneladas de alimentos.

A organização vê nessa actividade uma forma de estimular a cadeia produtiva e o reforço do contributo do Bié na diversificação da economia do país.

As portas da quinta edição da feira são abertas, oficialmente, no início da tarde desta segunda-feira, pela governadora provincial do Bié.

Celeste Elavoco David Adolfo pretende com esta edição, como disse no acto de lançamento do evento, projectar as bases para afirmar o projecto da Expo-Bié, que deve acontecer já a partir do próximo ano.

Para a edição que hoje começa, estarão em exposição milhares de toneladas de produtos, que devem proporcionar, segundo dados oficiais, um volume de negócios acima dos 1,5 mil milhões de kwanzas entre produtores locais e empresários do ramo agrícola de todo o país.

A confirmarem-se os números previstos, poderá ser o maior já alcançado pelo evento, desde o lançamento, em Agosto de 2019, no município do Chinguar.

Embora só agora se esteja no período de colheita de grande parte da produção da campanha agrícola 23/24, iniciada em Setembro de 2023, e da qual as autoridades da província esperam colher acima de duas mil toneladas de alimentos diversos, os produtores rurais, participantes directos no evento, esperam vender mais de 600 toneladas de milho e perto de 200 de batata rena, além de outros produtos colhidos, como é o caso do arroz produzido em Camacupa.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...